quinta-feira, 23 de junho de 2016

Impressionismo

        Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na pintura europeia do século XIX. O nome do movimento é derivado da obra Impressão, nascer do sol em 1872 de Claude Monet, um dos maiores pintores desta corrente artística.

 

Impressão, nascer do sol(1872), de Claude Monet

O impressionismo é sem duvida um movimento que nasceu, e definiu-se no meio do Realismo. 
Podemos dizer que foi um desenvolvimento do realismo que foi ocorrendo naturalmente.

Foi meta do realismo do século XX saber ver e representar o que existe ao nosso redor, porem nem com muito esforço era fácil chegar às ultimas consequências.
A solução seria o Impressionismo  que seria descoberto por Renoir, um dia
Também não era uma  plenamente sensorial resolver a luminosidade do visível mediante a mera brancura e dar transparência a às sombras com um único recurso aproximativo do cinzento em um ponto colorido.
Dedicados a querer olhar intensamente, era mais e até mesmo outra coisa  o que se podia fazer. Restavam outros problemas visuais e pictóricos para solucionar, pois, o realismo punha demasiada ênfase no desenho.

Com o crescente cultivo da paisagem, foi deixado de lado a  "seriedade" contraída com o continuo tratamento dos rostos. Pintando o campo, se deram conta de que as luze eram  extremamente diferentes  na mente e visão do pintor,
Assim, os impressionistas eliminaram os traços aos desenhos. Vieram com visível  convenção da linha abstrata, pincelaram em demasia, metodizaram seu toque , impuseram os  poderes da luz solar, nublada ou não. Repudiaram a do ateliê
O impressionismo condena o negro,  as cores "terras"e os pardos.
usa a coloração "limpa" das tintas do espectro solar.

Como sabemos nada acontece em um só momento, tudo é um processo.  Mas, o  foi dia 15 de abril de 1874, que um grupo de jovens pintores desconhecidos, inauguraram uma exposição coletiva, no salão do fotografo Nadar, no boulevard des Capucines 54, em Paris.
Eles tinham suas obras recusadas pelos júris do salão Oficial, os quais se constituíam de intransigentes defensores dos convencionalismos acadêmicos.   

Os representantes desse movimento são:

1. Claude Monet e Alfred Sisley. (Principais representantes).
2. Camile Pissarro e  Auguste Renoir ( foram inicialmente Realistas)
3. Pissarro- no fim de sua vida dado ao pontilhismo depois voltou ao impressionismo
Auguste Renoir lançou-se ao impressionismo aos 40 anos de idade na segunda de suas pessoais fases passando depois ao pós - impressionismo.

Cézanne foi impressionista na  segunda de suas pessoais fases passando depois para o pós-impressionismo


Toulouse - Lautrec, Van Gogh E Gauguin apesar de na suas formações intervirem  com certas sugestões e pratica do impressionismo em si  não são considerados impressionistas. São considerados impressionistas iniciais ortodoxos e representativos

Nenhum comentário:

Postar um comentário