segunda-feira, 27 de junho de 2016

A IMAGEM É UM SIGNO OBJETO

    IMAGEM

   Imagem( do latim imago) significa representação visual de um objeto.

"Isto Não é um cachimbo" René Magritte (1898 - 1967)
.

   "[...] o signo é uma coisa que representa uma outra coisa: seu objeto ( ideia ou coisa) sob algum aspecto ou qualidade. Tanto a palavra, quanto o desenho ou esquema, a fotografia ou escultura. [..]( MARTINS 1998.P.39).

   Então a imagem funciona como signo. Na realidade ela não é o objeto que representa apenas está no lugar do objeto. Quando um interpretante produz a interpretação na mente, ele produz uma relação do signo e seu objeto, produz um significado que por sua vez já é um outro significado. E uma imagem mental que pode ser representada com sentimento, com emoção gestuais, como ideia ou outro resultado.


   Coloquei a imagem acima  de René Magritte Isto Não é um cachimbo, para que a nossa reflexão seja um pouco mais profunda sobre o papel da imagem.
Quando eu vi essa imagem e seu titulo, achei um contrassenso, pois, eu estava vendo um cachimbo. Depois com a reflexão entendi que realmente não era afinal, é óbvio, ninguém pode fumar o quadro. Então entendemos que é extremamente lógico, mas pouco lembrado.
Podemos afirmar que o que temos  diante de nós é apenas uma imagem que representa um cachimbo e não o próprio utensilio para fumar. Em suma, não temos o objeto, mas uma imagem dele.







Nenhum comentário:

Postar um comentário