quarta-feira, 28 de março de 2012

A Arte hoje

A arte  na atualidade


Depois de tantas experimentações que a arte passou nos últimos tempos em busca de sua definição, temos que nos perguntar em que situação se encontra agora. Não é mais possível dar um sentido único para ela.
A pós-modernidade trouxe o pluralismo de estilos, reedições, citações conceituais, a explosão de meios para a arte e principalmente a aproximação com a vida comum e a Arte está mudando constantemente, de acordo com o contexto social em que se manifesta.
A pintura acima mostra o  cantor Michael Jackson em pose semelhante ao “David” de Michelangelo, segurando uma flauta de Pã e um cajado, cercado de querubins que o enfeitam, tudo num clima bucólico e remetendo aos temas clássicos greco-romanos.
A obra em questão é de autoria do artista americano David Nordahl (1941). Até o final dos anos 80, ele era um artista reconhecido por suas pinturas de índios Apaches. Em 1988, Michael Jackson,após ver uma das pinturas de Nordahl no escritório de Steven Spielberg, ligou para o artista com o intuito de tê-lo como professor de arte. A partir de então o cantor e o artista criaram um vínculo de amizade e trabalho que durou até 2005. Durante esse período, Nordahl abandou sua carreira para trabalhar exclusivamente como retratista de Michael, tendo feito centenas de desenhos e dezenas de pinturas comissionadas pelo cantor.
Sabemos que, por muito tempo, a arte esteve a serviço do poder. Imperadores, reis, nobres e a igreja encomendavam obras de arte para propagar sua imagem e seus ideais e para exibir status. Apesar disso, temos exemplos de artistas que, mesmo dentro desta situação, inovavam e se mantinham firmes em seus ideais, subvertendo de certo modo sua função. É o caso de Goya (1746-1828) que pintou a realeza e a nobreza de sua própria maneira, revelando suas verdadeiras identidades

No período da arte moderna, o sistema de arte se reconfigurou, possibilitando ao artista maior liberdade para criar de acordo com sua vontade. O trabalho por encomenda continuou existindo, mas o artista a realizava da sua maneira, muitas vezes gerando conflitos com seu encomendante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário