O suprematismo surge a partir do cubismo.
O ready made Proposta estética do artista francês Marcel Duchamps apropriar-se de algo que já está feito: escolhe produtos industriais, realizados com finalidade prática e não artística (urinol de louça, pá, roda de bicicleta), e os eleva à categoria de obra de arte.
A arte passa adiante nesse processo a pintura se reduz com forma sem transcendência.
A arte chega a forma pura onde o quadro é quadro.
O Suprematismo
foi um movimento artístico russo, centrado em formas geométricas básicas - particularmente o quadrado e o círculo - e tido como a primeira escola sistemática de pintura abstrata do movimento moderno.
Seu desenvolvimento foi iniciado por volta de 1913 pelo pintor Kazimir Malevich. Em 1918, na mostra O Alvo, em Moscou, Malevitch expôs o Quadrado preto sobre um fundo branco. Em O mundo sem objeto, livro publicado em 1927 pela Bauhaus, Malevich descreve a inspiração que deu origem à poderosa imagem do quadrado negro sobre um fundo branco:
Quadrado negro sobre fundo branco de Kasimir Malevich (1918).
O suprematismo será definido como "a supremacia do puro sentimento". O essencial era a sensibilidade em si mesma, independentemente do meio de origem.
Malevich vai defender uma arte livre de finalidades práticas e comprometida com a pura visualidade plástica.
A sensibilidade, ausência de objeto onde um quadro preto sobre um quadro preto é uma figura sobre o fundo, no branco sobre o branco começo ou recomeço.
O Suprematismo rompe com a ideia de imitação da natureza, com as formas ilusionistas, com a luz e a cor naturalistas - experimentadas pelo impressionismo - e com qualquer referência ao mundo objetivo, que o cubismo de certa forma ainda alimentava.
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Museu de arte contemporânea.
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