quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Suprematismo





suprematismo surge a partir do cubismo.
ready made Proposta estética do artista francês Marcel Duchamps  apropriar-se de algo que já está feito: escolhe produtos industriais, realizados com finalidade prática e não artística (urinol de louça, pá, roda de bicicleta), e os eleva à categoria de obra de arte.
A arte passa adiante nesse processo a pintura se reduz com forma sem transcendência. 
A arte chega a forma pura onde o quadro é quadro.
O Suprematismo 
 foi um movimento artístico russo, centrado em formas geométricas básicas - particularmente o quadrado e o círculo - e tido como a primeira escola sistemática de pintura abstrata do movimento moderno.
Seu desenvolvimento foi iniciado por volta de 1913 pelo pintor Kazimir Malevich. Em 1918, na mostra O Alvo, em Moscou, Malevitch expôs o Quadrado preto sobre um fundo branco. Em O mundo sem objeto, livro publicado em 1927 pela Bauhaus, Malevich descreve a inspiração que deu origem à poderosa imagem do quadrado negro sobre um fundo branco:


Quadrado negro sobre fundo branco de Kasimir Malevich (1918).



O suprematismo será definido como "a supremacia do puro sentimento". O essencial era a sensibilidade em si mesma, independentemente do meio de origem.

Malevich vai defender uma arte livre de finalidades práticas e comprometida com a pura visualidade plástica.
A sensibilidade, ausência de objeto onde um quadro preto sobre um quadro preto é uma figura sobre o fundo, no branco sobre o branco começo ou recomeço.

Suprematismo rompe com a ideia de imitação da natureza, com as formas ilusionistas, com a luz e a cor naturalistas - experimentadas pelo impressionismo - e com qualquer referência ao mundo objetivo, que o cubismo de certa forma ainda alimentava.



cópias de arte - cópias de pinturas na WahooArt550 × 700Pesquisa por imagem
o suprematismo, 1928 por Kazimir Severinovich Malevich (1878-1935, Ukraine)




o suprematismo, 20, óleo sobre tela por Kazimir Severinovich Malevich (1878-1935) Ukranine



o suplematismo 21 por  Kazimir Severinovich Malevich













Museu de arte contemporânea.




Nenhum comentário:

Postar um comentário