segunda-feira, 24 de abril de 2017

ALGUMAS INDICAÇÕES DE LIVROS DE ARTE

HISTÓRIA DA ARTE

PROENÇA, Graça, História da Arte, São Paulo: Ed. Ática, 1999.
 A obra da um panorama completo e didático de toda a arte ocidental, Um instrumento de trabalho completo e serio para o professor e aluno de Arte.

 GOMBRICH, E. H. História da Arte, São Paulo: LTC, 1999, 16ª ed.
Introdução ao mundo da Arte, desde a pintura rupestre da pré-história até a arte experimental dos dias de hoje. O desenvolvimento da pintura e da escultura é trabalhado tendo como pano de fundo os sucessivos estilos de arquitetura. o livro é endereçado a todos os que sentem necessidade de uma primeira orientação num mundo estranho e fascinante. pode servir ao iniciado sem o confundir com pormenores; capacita-lo a dar uma ordem inteligível à profusão de  nomes, períodos e estilos que congestionam as páginas de obras mais ambiciosas assim, equipá-lo para consultar livros mais especializados.    

OSTROWER, Fayga. Universidade da Arte. Rio de Janeiro, Ed,Campus, 1989. 5ªed.
Didático analítico e contemplativo. Representa uma contribuição original para a compreensão da arte.Procedendo em vários níveis, a autora expõe os princípios fundamentais de composição ao mesmo tempo que relata sua experiencia de ministrar um curso de arte para os operários de uma fábrica. as ilustrações são acompanhadas de análises da ilustração espacial da imagem, demostrando as correspondências que existem, entre essas estruturas e o seu conteúdo expressivo.

JANSON, H, W. História geral da arte. São Paulo: Martins Fontes,2001. 3ª ed.
A obra destaca a variedade infinita da produção artística sem nunca perder de vista a unidade e constância do ato criador.

WÖLFLIN, Heinrich. conceitos fundamentais da história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 3ª ed.
Este estudo sobre a evolução do estilo na arte situa a obra no conjunto da vida de uma época. Através da análise das obras dos grandes artistas, de Dürer a Rembrandt, o  autor mostra a evolução interna dos estilos e define as categorias permanentes da artem

HAUSER, Arnoid. História social da arte e da literatura. São Paulo: Martins Fonte, 2000, 2ª ed.
O autor, fundamentado em um conhecimento precioso de fontes e literatura especializada, reúne resultados excepcionalmente claros da sociologia da arte, da música e da literatura.

#ARGAN, Giulio Carlo. história da arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes,2001,
 5ªe d.    
Os escritos incluídos neste livro reafirmam a identidade entre cidade e arte. propõem uma metodologia que parte da definição da história da arte como história de uma fenomenologia complexas de objetos produzidos segundo a tecnologia do artesanato e constitui uma dimensão espaço-temporal que é a própria cidade; fica assim superada a tradicional proposição sociológica baseada na aproximação dos fatos históricos e fatos históricos artísticos dependentes daqueles.   

Teoria e prática do ensino de arte: a língua do mundo

Categoria: ARTE-EDUCAÇÃO
Sub-categoria: Formação do professor
Autor(a): MARTINS,  Mirian Celeste ; PICOSQUE, Gisa  e GERRA,  Maria Terezinha.
Editora: FTD, 2010. 


"A forma como construímos este texto e o conteúdo abordado têm a intenção de marcar um encontro sensível entre você e a linguagem da arte e seu ensino. Nosso desejo foi tornar o texto acolhedor, abrindo espaço para o seu pensar e para pontuar ideias potenciais para o ensino contemporâneo da arte. De modo poético, com jeito de conversa, oferecemos a oportunidade de viver - pelo menos no que é possível por meio de um texto também didático - uma aprendizagem inventiva em arte..." (As autoras)"

Didática do Ensino de Arte

Autor(a): MARTINS,  Mirian Celeste

Trata a disciplina como 'conhecimento expressivo', buscando exemplos nas diferentes linguagens artísticas, tanto na arte erudita quanto na arte popular. Discorre sobre a execução artística, a fruição estética, a apreciação e a leitura da obra e sua contextualização através da história e da cultura. Traz a origem etimológica das palavras-chave visando a compreensão aprofundada de conceitos habitualmente interpretados de maneira superficial. Sugere, após cada capítulo, exercícios teóricos e práticos, reforçando o conhecimento expressivo do leitor

#ARTE EDUCAÇÃO NO BRASIL.
do modernismo ao pós-modernismo.

BARBOSA, Ana Mae

artigo inédito da Profª. Drª Ana Mae - Revista Digital Art


SINTAXE DA LINGUAGEM VISUAL Donis A. Dondis 
http://www3.uma.pt/dmfe/DONDIS_Sintaxe_da_Linguagem_Visual.pdf


       

Nenhum comentário:

Postar um comentário