domingo, 27 de abril de 2008

Sobre a Pré-História

O ser humano começou a praticar a Arte como a dança, o canto, a pintura e o desenho, ainda nas cavernas na Pré -História.
Como Sabemos, a Pré-História dividi-se em  duas grandes idades:
1. Idade da Pedra lascada ou Paleolítica.
2. Idade da Pedra Polida ou Neolítica.
Essas idades são calculadas em dezenas de milhares  de anos.

A Idade da Pedra Lascada ou Paleolítica divide-se em dois longos períodos:
1. Paleolítico  Inferior - Bastante recuado no tempo.
2. Paleolítico Superior - distanciado uns cinquenta mil anos da era histórica.

É na Paleolítica Superior que se encontram  mais numerosos vestígios de manifestações artísticas decorando as paredes das cavernas onde os seres humanos se abrigavam.
Cavernas  que serviam de refúgios, abrigos ou santuários.
Sabemos que eram os nômades caçadores e pescadores que executavam essas pinturas de animais comestíveis rudimentarmente com substancias minerais  dissolvidas em água, vegetais ou gordura de animais que eram aplicada diretamente com as mãos, soprados por meios de canudos, arremedos de pinceis ou bastonetes.  
É uma pintura que  surpreende pela simplicidade da técnica adotada. Conseguimos perceber o que o desenho quis expressar. Conseguimos ver a forma, o movimento e o caráter do animal através dos poucos traços e cores do desenho.
Podemos afirmar que  a pintura era também, figurativa e realista. Reproduziam com verdade não com exatidão as imagens visuais.

Nas paredes e tetos de Altamira, encontram-se desenhos 
de numerosos bisões, cavalos e outros animais em
repouso ou movimento, representados com 
grande realismo e segurança técnica,




Boi Selvagem - 


                           

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Imagem do cotidiano

As imagens vêm desempenhando um papel importante no cotidiano dos indivíduos e elas, foram, e são utilizadas, praticamente em todos os períodos da nossa história. Sempre com um discurso visual elas dizem e informam a respeito do mundo em que vivemos.
Desde os primeiros "graffiti" nas paredes das cavernas, às estruturas contemporâneas da linguagem internacional, a visual idade, está auxiliando no direcionamento do "olhar" da humanidade e dessa forma, contribuindo com o conhecimento e interagindo nas relações dos seres humanos com a sociedade na qual estão inseridos.
  Temos como inicio dessa relação do ser humano com a imagem  a " A arte do Paleolítico que  refere-se ao início da história da arte.
 A arte paleolitica é a  mais antiga produção artística de que se tem conhecimento situa-se na Pré-História,  há cerca de dois milhões de anos.
 Nesse periodo, o ser humano tinha uma vida nômade (sem habitação fixa). Vivia da caça de animais de pequeno, médio e grande porte, da pesca e da coleta de frutos e raízes. Usavam instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedaços de ossos e pedras. Os bens de produção eram de uso e propriedade coletivas.

 Bisão c 15000-12000 aC, comprimento 195 cm, Caverna de Altamira




Painéis dos cavalos 24.640 aC, Caverna de Pech Merle




                      Caverna de Chauvet Pont D'Arc
                                 Bisão


Painel com cavalos



Caverna de Lascaux
Bisão atacando um homem



Grande sala dos touros



grande sala dos touros


grande sala dos touros