sexta-feira, 25 de abril de 2008

Imagem do cotidiano

As imagens vêm desempenhando um papel importante no cotidiano dos indivíduos e elas, foram, e são utilizadas, praticamente em todos os períodos da nossa história. Sempre com um discurso visual elas dizem e informam a respeito do mundo em que vivemos.
Desde os primeiros "graffiti" nas paredes das cavernas, às estruturas contemporâneas da linguagem internacional, a visual idade, está auxiliando no direcionamento do "olhar" da humanidade e dessa forma, contribuindo com o conhecimento e interagindo nas relações dos seres humanos com a sociedade na qual estão inseridos.
  Temos como inicio dessa relação do ser humano com a imagem  a " A arte do Paleolítico que  refere-se ao início da história da arte.
 A arte paleolitica é a  mais antiga produção artística de que se tem conhecimento situa-se na Pré-História,  há cerca de dois milhões de anos.
 Nesse periodo, o ser humano tinha uma vida nômade (sem habitação fixa). Vivia da caça de animais de pequeno, médio e grande porte, da pesca e da coleta de frutos e raízes. Usavam instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedaços de ossos e pedras. Os bens de produção eram de uso e propriedade coletivas.

 Bisão c 15000-12000 aC, comprimento 195 cm, Caverna de Altamira




Painéis dos cavalos 24.640 aC, Caverna de Pech Merle




                      Caverna de Chauvet Pont D'Arc
                                 Bisão


Painel com cavalos



Caverna de Lascaux
Bisão atacando um homem



Grande sala dos touros



grande sala dos touros


grande sala dos touros

Nenhum comentário:

Postar um comentário